Risco de Liquidez

Gestão de Risco de Liquidez

A Liquidez tem importância crítica em Instituições Financeiras. A maior parte dos problemas com essas Instituições acontece devido à liquidez insuficiente. Dessa forma, o Conglomerado Financeiro Goldman Sachs estabeleceu um conjunto abrangente e conservador de políticas de liquidez e captação que visam manter a flexibilidade para lidar com eventos de liquidez específicos ao Goldman Sachs, mas também no mercado financeiro como um todo. Nosso objetivo principal é garantir alta qualidade e rentabilidade de forma que o Conglomerado possa aproveitar as oportunidades de negócios, mesmo em ambientes adversos, enquanto gerencia o risco de liquidez com prudência.

A Tesouraria Corporativa do Grupo Goldman Sachs é responsável pela identificação, análise e recomendação tempestiva de mudanças nas políticas de liquidez da Goldman Sachs, incluindo o Conglomerado local. Tais mudanças podem ser respostas a alterações regulatórias, de mercado ou inerentes aos negócios e estratégias da instituição. 
As informações de maior relevância e os resultados gerados pelos modelos internos de liquidez, incluindo o teste de estresse, são disseminados para a alta gerência no Brasil e no exterior, incluindo o Diretor Estatutário responsável pelo Risco de Liquidez do Conglomerado.

Nós administramos o Risco de Liquidez de acordo com os seguintes princípios:

  • Excesso de Liquidez – O Conglomerado Financeiro Goldman Sachs mantém um excesso substancial de liquidez para atender a uma variedade de potenciais perdas de caixa em um cenário de estresse de mercado e específicos ao Grupo GS, incluindo as obrigações contratuais. O tamanho desse excesso é baseado em um modelo interno de liquidez juntamente a uma avaliação qualitativa das condições de mercado e da Goldman Sachs.
  • Gerenciamento de Ativos e Passivos – Nossa estratégia de captação conta com uma avaliação das características de todos os nossos ativos em relação ao seu período de retenção estimado e sua potencial perda de liquidez no mercado em uma situação de estresse. Além disso, o gerenciamento de vencimentos e diversidade de captações é feito em relação a mercados, produtos e contrapartes, mantendo um perfil de captação diversificado e de longo prazo que considera as características e o perfil de liquidez dos ativos do Conglomerado.

Dentre as fontes de financiamento estão as captações com a sua controladora e clientes institucionais e corporativos, por meio da emissão de CDIs e CDBs, além de compromissadas no mercado interbancário, captações intradiárias, linhas de crédito com bancos terceiros e diversificação da base de credores, de forma a mitigar o risco de liquidez.

O Conglomerado Financeiro Goldman Sachs também mantém um Plano de Contingência de Liquidez que fornece e  mitiga as necessidades de financiamento em tempos de escassez de liquidez. O objetivo do plano é garantir comunicação e coordenação eficazes em caso de potencial ou existente escassez de liquidez no Conglomerado. O plano estabelece uma estrutura para analisar e responder a um evento de risco de liquidez grave, as considerações especiais que devem ser abordadas para determinar o possível impacto de tal evento na liquidez do Conglomerado, e planos de ação para ajudar a manter a liquidez na instituição em níveis apropriados.

.